fbpx

Tipos de Mensagem BGP – Tópico Certificação MTCINE e HCIP

A comunicação BGP usa quatro tipos de mensagem OPEN, UPDATE, NOTIFICATION, KEEPALIVE  conforme explico cada uma abaixo:

1 – OPEN  –  A mensagem OPEN é usada para estabelecer uma adjacência BGP. A mensagem OPEN contém o número da versão do BGP, ASN do roteador de origem, Hold Time, BGP Identifier e outros parâmetros opcionais que estabelecem os recursos da sessão “session capabilities”.

O atributo Hold Time define o Hold Timer em segundos para cada vizinho BGP. Após o recebimento de um UPDATE ou KEEPALIVE, o Hold Timer é redefinido para o valor inicial. Se o Hold Timer chegar a zero, a sessão BGP é interrompida, as rotas a partir desse vizinho são removidas e uma mensagem de update é enviada para os vizinhos que podem ser afetados.

O Hold Time é um mecanismo de pulsação “teste” para vizinhos do BGP para garantir que o vizinho esteja íntegro e vivo. Ao estabelecer uma sessão BGP, os roteadores usam o menor valor Hold Time contido nas mensagens OPEN dos dois roteadores. O valor do Hold Time deve ser de pelo menos três segundos ou zero  (não recomendo muito baixo para evitar flaping das rotas, queda constantes da sessão BGP; se você tem só uma operadora não tem necessidade mudar este valor, se você tem 2 operadoras ai eu gosto de colocar 30s e o Keepalive 10s. O valor default do MikroTik Huawei e Cisco é 180 segundos. 

2 – UPDATE – A mensagem de atualização anuncia quaisquer rotas viáveis, retira as rotas anunciadas anteriormente ou pode fazer as duas coisas. A mensagem de atualização inclui o Network Layer Reachability Information (NLRI) que inclui o prefixo e BGP PAs associados ao anunciar prefixos. Os NLRIs retirados incluem apenas o prefixo. Uma mensagem UPDATE pode atuar como um Keepalive para reduzir o tráfego desnecessário.

3 – NOTIFICATION – A mensagem NOTIFICATION (mensagem de notificação) é enviada quando um erro é detectado com a sessão do BGP, como um hold time expirado, alteração de recursos do vizinho ou uma redefinição da sessão do BGP é solicitada. Isso faz com que a conexão BGP seja fechada.

4 – KEEPALIVE – O BGP não depende do estado da conexão TCP para garantir que os vizinhos ainda estejam ativos. As mensagens Keepalive são trocadas a cada um terço do Hold Timer acordado entre os dois roteadores BGP. Os dispositivos MikroTIk, Huawei e Cisco têm um Hold Time padrão de 180 segundos, então o intervalo Keepalive padrão é 60 segundos. Se o Hold Time for definido como zero, nenhuma mensagem Keepalive será enviada entre os roteadores BGP.


20/10/2020

0 responses on "Tipos de Mensagem BGP - Tópico Certificação MTCINE e HCIP"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Desenvolvido por Contract TI