fbpx

O que é MVRP implementando no RouterOS v7.14 MikroTik?

O MVRP (Multiple VLAN Registration Protocol) é um recurso usado em redes de computadores, especialmente em switches, para gerenciar a adesão dinâmica de VLANs (Virtual Local Area Networks). Vamos dar uma olhada mais detalhada em como o MVRP funciona e para que é utilizado:

O que é MVRP?

  • Protocolo de Gerenciamento de VLANs: O MVRP é um protocolo baseado em padrões que ajuda na automação da gestão de VLANs em uma rede.
  • Sucessor do GVRP: É considerado o sucessor do GVRP (GARP VLAN Registration Protocol), oferecendo mais eficiência e recursos.

Funcionalidades do MVRP:

  1. Registro Automático de VLANs: Facilita a adesão automática dos switches a VLANs existentes na rede.
  2. Propagação Dinâmica: Permite que as informações sobre as VLANs sejam propagadas por toda a rede, facilitando a configuração e manutenção.
  3. Redução de Tráfego Desnecessário: Evita a propagação de tráfego de uma VLAN para portas que não participam dessa VLAN, aumentando a eficiência da rede.

Como Funciona:

  • Anúncios de VLAN: Os switches usam o MVRP para anunciar a presença de VLANs. Quando um switch é conectado à rede, ele anuncia suas VLANs configuradas.
  • Atualizações Dinâmicas: Se uma nova VLAN é criada ou uma existente é removida, o MVRP atualiza essa informação em toda a rede.
  • Participação de VLANs: Os switches podem automaticamente se juntar ou deixar VLANs com base nas informações recebidas através do MVRP.

Aplicações:

  • Redes Corporativas: Em ambientes corporativos onde a segmentação da rede e a segurança são críticas, o MVRP ajuda a gerenciar VLANs de forma eficiente.
  • Redes Dinâmicas: Em redes que exigem frequentes mudanças na configuração das VLANs, o MVRP simplifica o processo de gestão.

Vantagens do MVRP:

  • Automatização: Reduz a necessidade de configurações manuais das VLANs em cada switch.
  • Flexibilidade: Facilita a adaptação da rede a mudanças, como a adição de novos dispositivos ou departamentos.
  • Eficiência de Rede: Melhora a eficiência ao garantir que o tráfego de VLANs seja apenas onde é necessário.

Considerações:

  • Compatibilidade: É importante que os dispositivos de rede suportem o MVRP para que possam participar da gestão automática das VLANs.
  • Segurança: Deve-se considerar as implicações de segurança ao automatizar a distribuição das VLANs, como o risco de propagação inadvertida de acesso a redes sensíveis.

O MVRP é uma ferramenta valiosa para administradores de rede, especialmente em ambientes onde a flexibilidade e a eficiência da gestão de VLANs são cruciais.

No RouterOS v7.14 beta3 foi implementado este recurso que facilitará a administração em Switchs MikroTik evitando que você tenha que entrar em cada SW da rede para criar a VLAN.

Cadastre-se no Formulário abaixo para ser avisado sobre novos treinamentos e informativos técnicos.

16/01/2024

0 responses on "O que é MVRP implementando no RouterOS v7.14 MikroTik?"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por Contract TI